O secretário-geral da OPEP, Haitham Al Ghais, afirmou na quinta-feira que o pico da demanda de petróleo não está no horizonte, criticando a previsão da Agência Internacional de Energia (EIA) de que a demanda global de petróleo atingirá seu pico antes de 2030. Al Ghais disse que alguns cenários de emissões líquidas zero sugerem que o petróleo não deveria fazer parte de um futuro energético sustentável.
Na quarta-feira, a EIA disse que o crescimento da demanda de petróleo deve desacelerar nos próximos anos e a demanda global atingirá o pico em 2029, enquanto a crescente produção levará a um grande excesso nesta década. A demanda mundial de petróleo está sendo moderada pela transição para a energia limpa, diz a EIA, que tem sido uma defensora vocal de uma transição energética mais rápida nos últimos anos.
Al Ghais criticou o cenário da EIA de pico de demanda de petróleo antes de 2030, dizendo: “Este é um cenário irrealista, que impactaria negativamente as economias de todo o mundo”. Ele acrescentou: “É simplesmente uma continuação da narrativa anti-petróleo da EIA. Dadas as tendências reais que vemos hoje, não vemos a demanda de petróleo atingindo seu pico até o final da década”.
Adaptado Diesel Economics | 13 de junho de 2024