NotíciasTecnologia e sustentabilidade
Tendência

Mubadala Capital planeja investimento bilionário em biocombustíveis no Brasil

O braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala Capital, planeja fazer um investimento substancial em biocombustíveis no Brasil. O investimento de 13,5 bilhões de dólares em biocombustíveis faz parte de um plano de investimento mais amplo para o Brasil que pode incluir a criação de uma nova bolsa de valores no país, disse Oscar Fahlgren ao Financial Times.

O plano envolve a construção de cinco unidades de processamento, cada uma com um custo de 2,7 bilhões de dólares e uma capacidade de 20.000 barris de biocombustível por dia. A primeira dessas unidades deve começar a operar até o final de 2026. Parte do investimento total em biocombustíveis será usada para a conversão de uma refinaria de petróleo em uma planta de biocombustível. A empresa dos Emirados Árabes Unidos comprou a refinaria, na Bahia, em 2021.

Apesar de alguns contratempos recentes, como colheitas ruins de cana-de-açúcar, subsídios para a gasolina e problemas financeiros, a produção de biocombustíveis no Brasil permaneceu forte, com 409.000 barris de óleo equivalente por dia em 2022, um aumento em relação aos 391.000 barris de óleo equivalente um ano antes. O Brasil é o maior produtor mundial de bioetanol, respondendo por um quinto da produção global.

Adaptado Diesel Economics | 6 de maio de 2024

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar