A produção de petróleo da OPEP aumentou pelo segundo mês consecutivo em novembro, atingindo uma média de 27,02 milhões de barris por dia (bpd), um aumento de 120.000 bpd em relação ao mês anterior, segundo a Bloomberg. A recuperação da produção na Líbia, após um conflito político que fechou seu maior campo petrolífero, foi a principal responsável pelo aumento.
Enquanto a Líbia aumentou sua produção em 110.000 bpd, alcançando 1,14 milhão de bpd, o Iraque reduziu sua produção em 70.000 bpd, para 4,06 milhões de bpd, em um esforço para implementar cortes de produção acordados no início do ano. Os Emirados Árabes Unidos também aumentaram sua produção em 90.000 bpd, totalizando 3,26 milhões de bpd.
Antes da reunião desta semana, delegados da OPEP+ discutem a possibilidade de adiar o reinício da produção programado, devido à queda nos preços do petróleo. O grupo planeja iniciar uma série de aumentos mensais, começando com 180.000 bpd em janeiro, mas essa medida já foi adiada duas vezes e pode ser postergada novamente.
A reunião online da OPEP+ em 5 de dezembro foi adiada para permitir que alguns ministros participassem de um encontro do Conselho de Cooperação do Golfo no Kuwait. Delegados afirmam que são necessárias extensas negociações para alcançar um acordo sobre os níveis de produção.
Adaptado Diesel Economics