LegislaçãoNotícias
Tendência

ANP adota medidas emergenciais para abastecimento de combustíveis no Rio Grande do Sul

Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) adotou medidas excepcionais para flexibilizar as regras de abastecimento de combustíveis. A ANP permitiu, temporariamente até o final de maio, a dispensa de homologação prévia para cessão de espaço entre distribuidores nos municípios de Canoas e Esteio, com o objetivo de ampliar a capacidade de armazenamento e distribuição de combustíveis líquidos.

Além disso, a ANP ajustou as misturas obrigatórias de combustíveis: a gasolina C deve agora conter no mínimo 21% de etanol anidro, reduzido de 27%; o óleo diesel S10 deve conter no mínimo 2% de biodiesel, reduzido de 14%; e o óleo diesel S500 pode ser vendido sem biodiesel. Essas mudanças, válidas por 30 dias, respondem à interrupção do fluxo de etanol e biodiesel para as bases de distribuição, afetadas pelo alagamento de usinas e restrições de acesso.

A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), está operando e produzindo normalmente, informou a Petrobras. O governo do estado pediu prioridade para o abastecimento de veículos oficiais e envolvidos nas operações de resgate. Há casos pontuais de desabastecimento em postos, devido às dificuldades logísticas e à corrida dos consumidores para abastecer. O governo federal e a ANP estão monitorando a situação.

Adaptado Diesel Economics | 7 de maio de 2024

Fonte
epbr
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar