MercadoNotícias
Tendência

Irã Pede União da OPEP Contra Sanções de Trump

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, pediu aos membros da OPEP que se unam contra possíveis sanções dos EUA, após o presidente Donald Trump afirmar que reduzirá as exportações de petróleo de Teerã a zero. Atualmente, as exportações de petróleo bruto do Irã estão em cerca de 1,5 milhão de barris por dia, com a maioria indo para a China.

Em julho, Trump prometeu na Convenção Nacional Republicana reduzir as exportações de petróleo iraniano, vinculando essa medida ao comércio. Ele afirmou que países que comprassem do Irã enfrentariam tarifas de 100% ou mais nos produtos enviados aos EUA. Segundo o StanChart, o petróleo iraniano deve desempenhar um papel crucial na agenda comercial mais ampla de Trump com a China.

A China tem importado petróleo iraniano indiretamente por meio de intermediários. Em junho, as importações de petróleo bruto da Malásia pela China atingiram 1,456 milhões de barris por dia, a segunda maior média mensal já registrada. Especialistas apontam que a produção de petróleo da Malásia é de cerca de 0,35 mb/d, sugerindo que a maior parte do petróleo importado pela China não é produzido no país.

Essas transferências envolvem uma frota de tanques envelhecidos, muitas vezes sem seguradora identificável, o que pode ser perigoso devido ao risco de derramamentos e colisões. Em julho, dois desses navios pegaram fogo após uma colisão perto de Singapura.

Adaptado Diesel Economics | 05/02/2025

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar