MercadoNotícias
Tendência

Irã Afirma que Sanções Desestabilizam Mercados de Petróleo

Sanções unilaterais contra grandes países produtores de petróleo estão ameaçando a estabilidade dos mercados globais de petróleo e energia, prejudicando consumidores em todo o mundo, disse o Ministro do Petróleo do Irã, Mohsen Paknejad, na quarta-feira. Paknejad fez essas declarações durante conversas com o Secretário-Geral da OPEP, Haitham Al Ghais, um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, restaurar a campanha de “pressão máxima” sobre o Irã.

Paknejad destacou que despolitizar o mercado de petróleo é crucial para a segurança energética, especialmente para o mercado de petróleo e seus stakeholders. Ele também alertou que sanções unilaterais e pressões sobre a OPEP desestabilizam os mercados de petróleo e energia.

As declarações do ministro iraniano ocorreram horas após Trump restaurar a campanha de “pressão máxima” sobre o Irã por meio de um Memorando Presidencial de Segurança Nacional. No memorando, Trump instruiu o Secretário de Estado a modificar ou rescindir isenções de sanções, particularmente aquelas que fornecem ao Irã qualquer grau de alívio econômico ou financeiro.

Apesar das sanções dos EUA, o Irã conseguiu aumentar suas exportações de petróleo nos últimos anos, atingindo máximas de seis anos no verão de 2024. Atualmente, o Irã continua exportando mais de 1 milhão de barris por dia, principalmente para a China.

Adaptado Diesel Economics | 05/02/2025

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar