A Suncor interrompeu um projeto de areias betuminosas em Alberta devido a incêndios florestais, conforme informou o Ministro de Florestas e Parques da província. O projeto Firebag, que tem capacidade para produzir 215.000 barris de petróleo bruto por dia, foi temporariamente suspenso, mas a Suncor afirmou que manterá o local pronto para retomar a operação completa assim que possível.
Atualmente, existem 60 incêndios florestais em andamento em Alberta, com o perigo classificado como muito alto a extremo. Existem outros dois projetos de areias betuminosas próximos ao local Firebag da Suncor: o local Kearl, operado pela Imperial Oil, e o local Sunrise, operado pela Cenovus Energy. Até o momento, nenhum deles foi afetado pelos incêndios.
Há um mês, as autoridades de Alberta emitiram um alerta de perigo extremo de incêndio florestal para uma área próxima à maior parte da produção de petróleo da província. De fato, os incêndios interromperam parte da produção na época, mas ela foi rapidamente retomada.
Os produtores de petróleo de Alberta registraram uma produção recorde em maio, sinal de crescimento para uma indústria que enfrentou mais desafios do que outras no caminho para o crescimento. Os operadores de areias betuminosas produziram 3,68 milhões de barris de petróleo por dia em maio, o que foi 254.000 bpd a mais do que a produção de maio de 2023. O Regulador de Energia de Alberta disse no mês passado que espera que a produção de petróleo na província cresça mais de 17% até 2033, atingindo uma taxa de 4 milhões de barris por dia.
Adaptado Diesel Economics | 05 de julho de 2024