Apesar do aumento esperado nas chegadas em novembro, as importações de petróleo bruto da Ásia estão a caminho de diminuir este ano em comparação com 2023, confirmando as preocupações do mercado sobre uma demanda de petróleo mais fraca do que o esperado.
Neste mês, um aumento nas importações chinesas de petróleo bruto deve elevar as chegadas gerais de petróleo na Ásia em comparação com outubro e setembro, de acordo com dados compilados pela LSEG Oil Research. No entanto, os dados de importação rastreados para os primeiros 11 meses do ano mostraram que as importações de petróleo bruto da Ásia estão a caminho de cair em 2024 em relação aos níveis do ano passado.
Em novembro, a Ásia deve importar 26,42 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo bruto, ligeiramente acima dos 26,11 milhões de bpd em outubro e 26,24 milhões de bpd em setembro, segundo os dados da LSEG Oil Research. As maiores importações chinesas são o principal motor do aumento nas chegadas de petróleo na Ásia em novembro.
No entanto, no período de janeiro a novembro, estima-se que as importações totais de petróleo bruto da Ásia tenham uma média de 26,52 milhões de bpd, uma queda de 370.000 bpd em comparação com os 26,89 milhões de bpd rastreados pela LSEG no mesmo período do ano passado.
Adaptado Diesel Economics