DemandaNotícias
Tendência

Importação de Diesel pelo Brasil Cresce 40% em Junho, Apesar da Redução da Participação Russa

As importações de óleo diesel pelo Brasil devem aumentar cerca de 40% em junho, totalizando aproximadamente 1,5 bilhão de litros, segundo estimativas. Esse aumento ocorre apesar de uma diminuição na participação do produto de origem russa, que atingiu um recorde de 98% em maio.

A Rússia, no entanto, ainda deve se manter como o principal fornecedor de combustível fóssil para o Brasil, com cerca de 62% do diesel importado previsto para vir do país. A Índia e os Estados Unidos seguem com 13% e 11%, respectivamente.

Especialistas, atribuem a redução da participação do produto russo a um aumento dos preços, após ataques a refinarias russas pela Ucrânia e a consolidação da Rússia como um importante fornecedor para o Brasil. No entanto, os fornecedores russos planejam manter as cotações do diesel abaixo das cargas originadas nos EUA, um importante fornecedor histórico do combustível fóssil ao país.

A entrada de diesel russo mais barato e a manutenção dos preços do produto nas refinarias pela Petrobras estão entre os fatores que contribuem para a estabilidade dos preços nos postos brasileiros.

Adaptado Diesel Economics | 27 de junho de 2024

Fonte
Biodiesel BR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar