MercadoNotícias
Tendência

Gigantes do Comércio de Petróleo Compram Refinarias das Grandes Empresas de Petróleo

Depois de acumular lucros enormes nos últimos dois anos, os gigantes do comércio de petróleo estão em uma onda de compras para adquirir refinarias que as maiores empresas internacionais de petróleo e gás estão desinvestindo como parte do realinhamento estratégico de portfólio.

“Os comerciantes veem uma oportunidade de acabar com uma planta que pode processar uma série de diferentes óleos brutos”, disse Kurt Chapman, ex-chefe de petróleo bruto do Mercuria Energy Group. Assim, os comerciantes de commodities ganham acesso direto a uma refinaria para a qual podem enviar parte do petróleo bruto que vendem e se tornam maiores jogadores no mercado de opções e futuros de petróleo para proteger sua exposição ao petróleo bruto físico.

Nos últimos meses, as maiores casas de comércio de petróleo independentes adquiriram várias refinarias das grandes empresas de petróleo em todo o mundo em consórcios com outras empresas. O maior comerciante independente de petróleo, Vitol Group, assinou no ano passado um acordo para comprar 35% da refinaria Saras na Itália.

Outro grande comerciante, a Trafigura, disse em abril que seu consórcio com a Entara LLC entrou em negociações exclusivas para comprar a refinaria Fos-sur-Mer e os terminais de Toulouse e Villette de Vienne de uma unidade local da ExxonMobil. “A refinaria continuará sendo uma importante contribuidora para a segurança energética na região e se beneficiaria da rede global de comércio e logística da Trafigura”, disse Ben Luckock, chefe global de petróleo da Trafigura.

Adaptado Diesel Economics | 04 de julho de 2024

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar