NotíciasPainel Econômico
Tendência

FMI Reduz Perspectiva de Crescimento do Oriente Médio Devido a Cortes na Produção de Petróleo e Conflitos

O crescimento econômico no Oriente Médio e Norte da África deve permanecer lento em 2,1% este ano, devido a conflitos contínuos e cortes prolongados na produção de petróleo pela Opep+, informou o Fundo Monetário Internacional (FMI) na quinta-feira. A previsão de crescimento do PIB foi reduzida em 0,6 ponto percentual em comparação com a previsão de abril.

A incerteza sobre o crescimento econômico na região MENA no curto e médio prazo persiste, com riscos importantes incluindo a escalada de conflitos, fragmentação geoeconômica e volatilidade dos preços das commodities, segundo o relatório regional do FMI. O crescimento econômico da região deve se recuperar no próximo ano, com previsão de crescimento do PIB de 4%, ligeiramente abaixo da previsão anterior.

No entanto, essa recuperação está condicionada à reversão dos cortes na produção de petróleo pela Opep+ e à redução dos obstáculos econômicos na região, incluindo os conflitos. O FMI observou que os exportadores de petróleo da MENA têm navegado bem no cenário global, mas os superávits que ajudaram a amortecer os choques recentes começaram a diminuir.

Entre os exportadores de petróleo da região, o crescimento econômico deve se fortalecer para 2,3% este ano, subindo de 1,7% em 2023, e para 4% no próximo ano. No entanto, o FMI revisou para baixo sua perspectiva de curto prazo para 2024 e 2025, refletindo principalmente a extensão dos cortes voluntários na produção de petróleo na maioria dos países do GCC, Argélia e Iraque.

Adaptado Diesel Economics | 31 de outubro de 2024

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar