
Após os resultados das campanhas de perfuração em andamento, a gigante do petróleo e gás ExxonMobil pode investir até $15 bilhões na bacia de Namibe, em Angola, até 2030. Ativa no país há 30 anos, a empresa está desenvolvendo uma série de projetos de grande escala de petróleo e gás, enquanto implementa iniciativas para maximizar a produção em campos já em operação.
Com 18 descobertas apenas no Bloco 15, a ExxonMobil está intensificando suas atividades de exploração e produção no país, alinhando-se aos objetivos nacionais de manter a produção acima de 1,1 milhão de barris por dia (MMbpd) até 2027. Atualmente, a empresa produz 200.000 barris por dia em vários blocos de alto potencial, com interesses nos Blocos 15, 17, 32, 30, 44 e 45.
A empresa atingiu um marco de 2,5 bilhões de barris de produção acumulada no Bloco 15 em 2023 e continua comprometida em apoiar o crescimento da produção em Angola. Em linha com a iniciativa de Produção Incremental do país, que visa incentivar investimentos em campos produtivos através de termos fiscais ajustados, a ExxonMobil fez uma descoberta no poço de pesquisa Likember-01 no Bloco 15 este ano.
Situado na área de desenvolvimento Kizomba B, o poço revelou a existência de pacotes de areia contendo hidrocarbonetos de alta qualidade e foi o primeiro a ser perfurado como parte do programa de Produção Incremental. A descoberta segue outra feita no poço de exploração Bavuca Sul-1 em novembro de 2022, ambas destacando o potencial adicional no Bloco 15.
Adaptado Diesel Economics | 24 de julho de 2024