A Exxon começou a reiniciar algumas unidades de sua refinaria em Joliet, Illinois, após uma paralisação de três semanas. A instalação de 251.800 barris por dia (bpd) foi fechada em meados de julho devido a uma queda de energia causada por uma tempestade. A refinaria produz cerca de 9 milhões de galões diários de gasolina e diesel.
A queda de energia afetou 16 unidades da refinaria, incluindo uma unidade de destilação a vácuo e uma unidade de craqueamento catalítico. A paralisação aprofundou o desconto do petróleo pesado do Canadá em relação ao West Texas Intermediate, mas a notícia do reinício apertou a diferença de preço em antecipação a um aumento na demanda.
No início deste mês, a Exxon superou as estimativas de Wall Street com o segundo maior lucro do segundo trimestre em uma década, impulsionado pela aquisição da Pioneer Natural Resources, que resultou em uma produção trimestral recorde. A empresa relatou um lucro de $9,2 bilhões no segundo trimestre de 2024, ou $2,14 por ação diluída, superando a estimativa dos analistas de $2,02.
A aquisição de $60 bilhões da Pioneer, concluída durante o segundo trimestre, contribuiu com $500 milhões para os lucros nos primeiros dois meses após o fechamento, com produção recorde e benefícios de integração e sinergia superando as expectativas. A transação deu à Exxon acesso a mais de 1,4 milhão de acres líquidos nas bacias de Delaware e Midland no Permiano.
Adaptado Diesel Economics | 08 de agosto de 2024