MercadoNotícias
Tendência

Exportações Globais de Petróleo Caem em 2024 pela Primeira Vez Desde a Covid

O crescimento mais fraco da demanda por petróleo em regiões consumidoras chave e as rotas comerciais reorganizadas resultaram na primeira queda nas exportações globais de petróleo bruto desde a pandemia de 2020-2021, informou a Reuters na terça-feira, citando dados de rastreamento de navios.

As exportações globais de petróleo bruto caíram 2% no ano passado, para 41,68 milhões de barris por dia (bpd), abaixo dos 42,51 milhões de bpd em 2023, de acordo com dados da Kpler citados pela Reuters. A queda em 2024 foi a primeira desde o período de 2020-2021, quando as exportações de petróleo bruto caíram de 41,85 milhões de bpd em 2019 para abaixo de 40 milhões de bpd em meio à queda na demanda global durante a pandemia de COVID-19.

Em 2024, as mudanças nos fluxos de petróleo devido aos ataques Houthi a navios comerciais no Mar Vermelho afetaram o comércio global de petróleo. As exportações de petróleo bruto do Oriente Médio para a Europa caíram 22% no ano passado, devido aos petroleiros evitarem a rota mais curta do Oriente Médio para a Europa e optarem pela rota mais longa via Cabo da Boa Esperança na África.

A demanda mais fraca do que o esperado da China também desempenhou um papel na mudança das rotas de petróleo, assim como o aumento da produção da Guiana, Brasil e Estados Unidos. As sanções à Rússia e ao Irã também estão mudando os fluxos globais de petróleo, criando alianças oportunistas.

Adaptado Diesel Economics | 07/01/2025

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar