As exportações de petróleo bruto da Líbia caíram para cerca de 400.000 barris por dia (bpd) este mês, em comparação com 1 milhão de bpd em agosto, devido ao impasse político no país. A maioria das exportações de petróleo da Líbia este mês foi destinada à Itália e à Grécia, com alguns carregamentos indo para a China e o Canadá.
A National Oil Corporation (NOC) da Líbia cancelou alguns carregamentos, embora não tenha declarado força maior em todas as exportações do país. Um representante da NOC informou que a empresa permitiu que alguns petroleiros atracassem nos portos líbios e carregassem petróleo dos estoques para evitar multas por não cumprir as obrigações contratuais.
A crise mais recente na Líbia começou no final de agosto, quando parte da produção e das exportações de petróleo foram interrompidas devido a um impasse político sobre a liderança do banco central do país. A produção de petróleo em vários campos líbios foi interrompida em 27 de agosto, após o governo rival no leste anunciar a paralisação de toda a produção e exportação de petróleo da Líbia.
No início deste mês, as facções políticas em conflito na Líbia chegaram a um acordo sobre o mecanismo e os prazos para nomear o governador e o conselho de diretores do banco central, em consultas mediadas pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL). No entanto, a situação permanece incerta, pois o progresso nas negociações estagnou.
Adaptado Diesel Economics | 24 de setembro de 2024