LegislaçãoNotícias
Tendência

EUA Impõem Novas Sanções à Frota Sombria do Irã

Os Estados Unidos impuseram sanções a mais de 30 pessoas e embarcações envolvidas na venda e transporte de produtos petrolíferos iranianos, como parte da chamada “frota sombria” do país, anunciou o Departamento do Tesouro. As novas sanções visam operadores e gerentes de petroleiros na Índia e na China, corretores de petróleo nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e em Hong Kong, além do chefe da Companhia Nacional Iraniana de Petróleo.

Duas semanas atrás, as primeiras sanções do presidente Donald Trump contra o Irã atingiram três embarcações que transportavam petróleo bruto iraniano para a China. As sanções afetaram um petroleiro muito grande (VLCC) e dois Aframaxes, além de várias entidades e indivíduos em diferentes países envolvidos no comércio em nome do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã e sua empresa de fachada sancionada, Sepehr Energy Jahan Nama Pars.

No ano passado, Trump prometeu reduzir as exportações de petróleo iraniano, vinculando essa meta ao comércio. Ele afirmou que países que comprassem do Irã enfrentariam tarifas de 100% ou mais nos produtos enviados aos EUA. Segundo StanChart, o petróleo iraniano deve desempenhar um papel crucial na agenda de política comercial de Trump com a China.

A China tem importado petróleo iraniano indiretamente por meio de intermediários. Essas transferências envolvem uma frota sombria de petroleiros antigos, muitas vezes sem seguradora identificável, o que pode ser perigoso devido ao risco de derramamentos e colisões. Em julho de 2024, dois desses navios pegaram fogo após uma colisão perto de Cingapura.

Adaptado Diesel Economics | 24/02/2025

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar