MercadoNotícias
Tendência

EUA Buscam Pressionar os Houthis para Parar Ataques a Navios no Mar Vermelho

Os Estados Unidos estão buscando reduzir as opções de financiamento para os rebeldes Houthi no Iêmen para fazê-los parar de atacar navios comerciais, incluindo petroleiros, no Mar Vermelho. Recentemente, os EUA sinalizaram aos seus aliados, incluindo a Arábia Saudita, que não endossariam um plano liderado pela ONU para encerrar o conflito no Iêmen, a menos que os Houthis, apoiados pelo Irã, cessem a campanha para atacar navios mercantes no Mar Vermelho e arredores.

Enquanto os Estados Unidos apoiam os esforços de paz no Iêmen, onde a guerra tem se arrastado por quase uma década, eles estão buscando pressionar os Houthis a interromper os ataques marítimos, que têm perturbado as rotas comerciais, pois muitos operadores continuam a evitar a rota do Canal de Suez/Mar Vermelho entre a Europa e a Ásia.

Na semana passada, os Houthis ampliaram seu alcance e atingiram seis navios em três mares: o Mar Vermelho, o Mar Arábico e o Mar Mediterrâneo. Antes disso, os Houthis não haviam conseguido chegar tão longe quanto o Mediterrâneo, o que é um desenvolvimento bastante preocupante para o Ocidente. Os ataques ocorreram apenas alguns dias depois que um porta-voz dos Houthis alertou sobre uma nova campanha visando navios com destino a Israel a partir do Mediterrâneo.

Adaptado Diesel Economics | 06 de junho de 2024

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar