MercadoNotícias
Tendência

EUA Alertam Bancos de Hong Kong Sobre Comércio de Petróleo Iraniano com a China

Os Estados Unidos intensificaram seus esforços para impedir que o Irã continue exportando petróleo para a China, alertando bancos sediados em Hong Kong sobre os riscos de facilitar essas transações. Segundo a Bloomberg, autoridades do Departamento do Tesouro dos EUA visitaram Hong Kong em abril e pediram que os bancos locais realizassem uma rigorosa diligência para identificar os verdadeiros proprietários de empresas de fachada envolvidas no comércio de petróleo iraniano.

As autoridades americanas também recomendaram que os bancos monitorassem transações em moedas que não o dólar americano, consideradas suspeitas. A medida faz parte da campanha de “pressão máxima” dos EUA, reinstaurada durante o governo Trump, que visa cortar todas as rotas de exportação de petróleo iraniano, especialmente para refinarias independentes chinesas.

O aviso aos bancos antecedeu sanções aplicadas pelo Tesouro dos EUA a operadores de transporte marítimo e empresas de comércio de energia com sede em Hong Kong. Nesta semana, os EUA sancionaram uma rede de contrabando de petróleo iraniano acusada de movimentar bilhões em vendas para a China.

Entre as empresas envolvidas estão Metaone Trading Limited, South Sea Energy Limited, Continental Sinoil Group Limited, Winso Trading Limited e a singapurense Oriental Apple Company PTE Ltd, que teriam recebido milhões de barris de petróleo iraniano em 2024, atuando como representantes de refinarias independentes na província chinesa de Shandong.

Adaptado Diesel Economics | 16/05/2025

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar