Dirigentes do Fed Indicam Possibilidade de Aumento de Juros se Riscos de Inflação se Materializarem

Vários dirigentes do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, expressaram na última reunião a disposição de apertar ainda mais a política monetária caso os riscos para a inflação se materializem de uma forma que tal ação se torne apropriada. A última reunião de política monetária do Fed aconteceu em 30 de abril e 1º de maio e manteve os juros inalterados no país.
Os dirigentes discutiram a manutenção da atual orientação política restritiva durante mais tempo, caso a inflação não dê sinais de avançar de forma sustentável para 2%, ou de reduzir a contenção política no caso de um enfraquecimento inesperado das condições do mercado de trabalho. Embora a política monetária tenha sido considerada restritiva, muitos participantes do encontro comentaram a sua incerteza quanto ao grau de restrição.
Os dirigentes do Fed esperam que a inflação fique elevada por mais tempo nos Estados Unidos do que era previsto na reunião de março. Mesmo assim, eles afirmaram ver maior equilíbrio nos riscos entre metas de emprego e de inflação, e vários dirigentes esperam que a inflação de serviços não habitacionais volte a cair à medida que o crescimento dos salários abranda no país.
Adaptado Diesel Economics | 22 de maio de 2024