A demanda por gasolina e diesel na Índia aumentou significativamente em dezembro devido às viagens de férias, com a gasolina registrando um aumento de 9,8%, totalizando 2,99 milhões de toneladas, e a demanda por diesel subindo 4,9%, alcançando 7,07 milhões de toneladas, conforme relatado pelo Economic Times, citando dados de refinarias estatais.
Esse aumento sólido na demanda ocorre após meses de consumo fraco devido a fatores sazonais, como a redução das viagens durante a temporada de monções e a atividade agrícola reduzida, que afeta a demanda por diesel. O diesel é o combustível mais consumido na Índia, representando cerca de 40% do consumo de produtos petrolíferos, com o setor de transporte respondendo por 70% das vendas nacionais de diesel.
A Índia tem sido a segunda maior fonte de crescimento da demanda global de petróleo e está prestes a se tornar a primeira, superando a China, que está aumentando as vendas de veículos elétricos e caminhões movidos a GNL. Em 2025, a demanda de petróleo da Índia deve crescer em 330.000 barris por dia (bpd), enquanto a China verá um crescimento de 250.000 bpd, ainda atrás do aumento de consumo da Índia, segundo a EIA.
De acordo com a S&P Global Commodity Insights, o crescimento da demanda de petróleo na Índia foi mais modesto no ano passado, com 180.000 barris diários, em comparação com 148.000 barris diários para a China. A S&P acredita que a Índia ultrapassará a China como o maior impulsionador do crescimento da demanda este ano, com um aumento de 3,2% em 2024, em comparação com 1,7% para a China.
Adaptado Diesel Economics | 02/01/2025