O Iraque suspendeu as entregas de petróleo bruto para a Síria, conforme anunciado por um membro do parlamento iraquiano nas redes sociais, citado pela BNE Intellinews. A declaração coincidiu com a do ministro das Relações Exteriores do Iraque, que expressou preocupação com a situação de segurança no país, agora sob controle de grupos islamistas.
“Suspendemos o fornecimento de petróleo bruto para a Síria a partir deste mês”, afirmou Mustafa Sanad. Em um evento em Bagdá, o ministro das Relações Exteriores, Fuad Hussain, manifestou preocupação com o possível ressurgimento de atividades terroristas na Síria.
A Síria vinha importando cerca de 120.000 barris de petróleo bruto diariamente do Iraque e agora enfrenta uma crise de abastecimento devido à decisão das autoridades iraquianas. A situação é agravada pela interrupção das entregas internas de petróleo do leste da Síria, controlado pelas Forças Democráticas Sírias (FDS), para o restante do país, sob controle do grupo Hay’at Tahrir al-Sham.
Após a insurgência que derrubou o governo de Assad no início deste mês, os suprimentos de petróleo do Irã também foram interrompidos, com um navio-tanque até mesmo fazendo meia-volta a caminho da costa síria após a notícia da mudança de poder. O Irã exportava cerca de 60.000 barris de petróleo por dia para a Síria.
Desde a tomada de poder, os preços dos combustíveis na Síria dispararam, conforme fontes locais relataram à BNE Intellinews. Os estoques de combustível nos postos estão se esgotando e o transporte de gasolina e diesel das refinarias sírias está desafiador devido à situação de transição.
Adaptado Diesel Economics | 23/12/2024