O crescimento do setor de refino de petróleo na China está começando a perder impulso. Uma pesquisa aponta para uma produção de refino estável este ano na China ou até mesmo uma queda. Seria o primeiro declínio desde 2004.
No ano passado, a produção total de refino na China atingiu 14,76 milhões de barris por dia. Foi um recorde, mas este ano pode não ver outro, por causa da crise imobiliária, que afetou a demanda.
No entanto, essas refinarias têm lutado com margens decrescentes desde o início do ano após um recorde em 2023. Com os preços do petróleo mais altos e a demanda vacilante em alguns mercados-chave, como a construção, a vida se tornou menos maravilhosa para muitos dos chamados “teapots”, prejudicando sua própria demanda por petróleo bruto. Isso apesar do acesso abundante a petróleo bruto com desconto.
Ainda assim, alguns analistas veem a produção de refino aumentando na China este ano. No entanto, o aumento é modesto, em 150.000 bpd. Outros previram uma produção estável, que é uma revisão de uma previsão anterior que viu um crescimento de 200.000 bpd. Existem outros ainda mais pessimistas, esperando uma queda na produção de refino chinesa este ano.
Adaptado Diesel Economics | 14 de junho de 2024