O crescimento da demanda por diesel na Índia está desacelerando, conforme sugerem os últimos dados de vendas divulgados pelo governo. Em outubro, as vendas de diesel totalizaram 7,64 milhões de toneladas, mantendo-se estáveis em relação ao ano anterior. Nos primeiros dez meses do ano, as vendas aumentaram modestos 1,8%, indicando um ritmo mais lento de crescimento da demanda por produtos petrolíferos.
R. Ramachandran, ex-diretor de refinarias da Bharat Petroleum Corp Ltd., afirmou que o consumo de bens em cidades menores da Índia não atingiu o ritmo esperado, impactando o movimento de caminhões e, consequentemente, a demanda por diesel. Além disso, as chuvas prolongadas deste ano pressionaram ainda mais as vendas de diesel no setor agrícola.
Por outro lado, a demanda por gasolina está em alta, impulsionada pelo crescimento da classe média indiana e pelo aumento dos gastos com transporte pessoal. É previsto que a demanda por diesel deve se recuperar no próximo ano, com um crescimento estimado de 2,5%, após um aumento de 2,2% neste ano.
A Índia é vista como o futuro maior impulsionador da demanda global de petróleo, substituindo a China, que está eletrificando rapidamente seu setor de transporte e deve atingir o pico de crescimento da demanda por petróleo em um futuro próximo.
Adaptado Diesel Economics | 05 de novembro de 2024