DemandaNotícias
Tendência

Crescimento da Demanda de Petróleo da Índia Deve Superar a da China

A demanda de petróleo da Índia está prevista para superar a da China pela primeira vez em 2024 e continuar crescendo em 2025. Segundo Kang Wu, chefe global de pesquisa macroeconômica e de demanda de petróleo da SPGCI, a demanda de petróleo da Índia cresceu 180.000 barris por dia este ano, superando o crescimento da China de 148.000 bpd. A demanda de petróleo da Índia deve aumentar 3,2% ao ano em 2025, em comparação com 1,7% da China.

Nas últimas décadas, a China foi responsável pela maior parte do crescimento da demanda global de petróleo, graças ao seu notável boom econômico. No entanto, isso está começando a mudar. Os fatores que sustentaram o rápido crescimento da China desde a crise financeira global são improváveis de se repetir na próxima década, especialmente nos setores de construção imobiliária e investimento governamental local. A desaceleração econômica da China se manifestou principalmente no declínio do setor imobiliário, que representava de 20 a 25% do PIB em seu auge.

Emma Richards, analista sênior da Fitch Solutions Ltd, afirmou ao The Times of India que o papel da China como motor de crescimento da demanda global de petróleo está desaparecendo rapidamente. Segundo a analista, nos próximos dez anos, a participação da China no crescimento da demanda de petróleo dos mercados emergentes cairá de quase 50% para apenas 15%, enquanto a participação da Índia dobrará para 24%.

Não é apenas a desaceleração econômica dramática que tornará a China um jogador menos importante nos mercados globais de petróleo. O setor de veículos elétricos (EV) em rápido crescimento da China reduzirá a demanda de petróleo muito mais rapidamente do que na Índia: a China vendeu 6,1 milhões de EVs em 2022, em comparação com apenas 48.000 vendidos na Índia. A Índia não é tão agressiva em sua transição para energia limpa quanto a China. No ano passado, o ministro do carvão da Índia declarou que o país não pretende abandonar o carvão de sua matriz energética tão cedo. O ministro Pralhad Joshi afirmou que o carvão continuará a desempenhar um papel importante na Índia até pelo menos 2040, referindo-se ao combustível como uma fonte de energia acessível cuja demanda ainda não atingiu o pico no país.

Adaptado Diesel Economics | 26/12/2024

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar