As importações de petróleo bruto da China podem aumentar no final deste ano e no início do próximo, já que refinarias independentes receberam quotas adicionais de importação para o final de 2024.
As autoridades chinesas emitiram quotas adicionais para refinarias privadas, conhecidas como “teapots”, para importar pelo menos mais 5,84 milhões de toneladas métricas de petróleo até o final do ano ou início do próximo, segundo fontes informadas sobre os desenvolvimentos. Esta quota adicional, equivalente a cerca de 116.800 barris por dia (bpd) de petróleo, pode impulsionar as importações chinesas no final de um ano decepcionante para compras e consumo de petróleo.
Espera-se que a quota seja utilizada até o final do ano. A China já está no caminho de aumentar suas importações de petróleo bruto em novembro, graças aos baixos preços do petróleo, e não à alta demanda.
O aumento nas importações atualmente estimado por empresas de rastreamento de commodities é provavelmente devido aos baixos preços do petróleo na primeira metade de setembro, quando preocupações sobre a demanda – especialmente o consumo chinês – derrubaram os preços internacionais do petróleo bruto, com o Brent fechando abaixo de $70 por barril em 10 de setembro.
O mercado ainda não viu sinais reais de recuperação na demanda de petróleo da China, que tem sido menor do que as previsões na maior parte do ano.
Adaptado Diesel Economics | 25 de novembro de 2024