MercadoNotícias
Tendência

Cazaquistão Excede Sua Cota de Produção de Petróleo da OPEP+ em Junho

O Cazaquistão, produtor não pertencente à OPEP que faz parte do acordo de produção da OPEP+, aumentou sua produção de petróleo em junho, excedendo sua cota sob os acordos da aliança. O gigantesco campo de petróleo Tengiz do Cazaquistão completou a manutenção planejada, o que aumentou a produção do país em junho em comparação com maio. De acordo com os cálculos de dados de produção, o Cazaquistão produziu 1,538 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo bruto no mês passado, acima de maio, e cerca de 70.000 bpd acima de sua cota da OPEP+ de 1,468 milhão de bpd.

O Ministério da Energia do Cazaquistão informou que a taxa de conversão para converter toneladas em bpd está entre 6,8 e 8, dependendo da densidade de uma classe de petróleo bruto, e não forneceu dados específicos de produção.

O Cazaquistão prometeu compensar a superprodução no acordo da OPEP+, já que o produtor não pertencente à OPEC, juntamente com o Iraque, o segundo maior produtor da OPEC, regularmente excedeu suas cotas alocadas.

Em maio, a OPEP e o Cazaquistão discutiram planos de compensação para 389.000 bpd da superprodução acumulada do Cazaquistão entre janeiro e março de 2024. O Ministério da Energia do Cazaquistão disse em junho que fontes independentes aprovadas pela OPEP+ descobriram que o país havia excedido sua cota sob o acordo em 45.000 bpd em maio.

Adaptado Diesel Economics | 03 de julho de 2024

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar