Mercado

Venda de diesel no Brasil sobe 15% em maio a 5,02 bi de litros

As vendas de diesel por distribuidoras no Brasil cresceram 15% em maio na comparação com um ano antes, a aproximadamente 5,02 bilhões de litros, apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quarta-feira.

Na comparação com o mês anterior, no entanto, a comercialização do diesel — combustível mais vendido do país — recuou 1,4%.

Em março e em abril as vendas de diesel bateram recordes para aqueles meses, diante de uma demanda firme do agronegócio, cujo atraso da safra deste ano acabou por acumular parte da colheita de soja em um espaço menor de tempo.

Anteriormente, a Petrobras, principal fornecedora de combustíveis fósseis do Brasil, havia publicado alta de 17,1% de suas vendas de diesel em maio ante igual período de 2020, além de um novo recorde na comercialização de diesel S-10.

Segundo a petroleira, se comparado às vendas de maio de 2019 –sem os impactos de demanda decorrentes da pandemia de Covid-19– o volume comercializado no mês passado apura crescimento de 12,7%.

Outros Combustíveis

Com impulso do diesel e avanço também das vendas de gasolina e etanol, as vendas totais de combustíveis por distribuidoras somaram 11,17 bilhões de litros, alta de 17,7% versus um ano antes.

As vendas de gasolina pelas distribuidoras cresceram 23% em maio frente ao mesmo mês de 2020, para cerca de 3,08 bilhões de litros, segundo dados da autarquia. Já a comercialização de etanolhidratado, seu concorrente nas bombas, avançou 17,7%, para 1,49 bilhão de litros.

As vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP), o chamado gás de cozinha, subiram 2%.

Fonte
fecombustíveis
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar