Mercado

UE adia negociação sobre teto de preço do petróleo russo para próxima semana, dizem diplomatas

Uma reunião de representantes de governos da União Europeia agendada para a noite de sexta-feira para discutir uma proposta do G7 para limitar os preços do petróleo russo transportado por via marítima foi cancelada, disseram diplomatas da UE.

“Não houve convergência suficiente de pontos de vista”, disse um diplomata. “Não haverá reunião esta noite nem neste fim de semana”, afirmou um segundo diplomata.

Na quinta-feira, os governos da União Europeia estavam divididos sobre o nível em que limitariam os preços do petróleo russo para reduzir a capacidade de Moscou de pagar por sua guerra na Ucrânia sem causar um choque global na oferta de petróleo. O limite deve entrar em vigor no dia 5 de dezembro.

A ideia do limite é proibir as companhias de navegação, seguros e resseguros de transportar cargas de petróleo russo em todo o mundo, a menos que ele seja vendido por menos do que o preço estabelecido pelo G7 e seus aliados.

Como as principais empresas de navegação e seguros do mundo estão sediadas nos países do G7, o limite de preço tornaria muito difícil para Moscou vender seu petróleo –seu maior item de exportação, representando cerca de 10% da oferta mundial– por um preço mais alto.

Polônia, Estônia e Lituânia pressionam por um teto muito mais baixo do que o de entre 65 e 70 dólares por barril proposto pelo G7, enquanto Grécia, Chipre e Malta fazem lobby por um teto maior, ou por alguma forma de compensação pela esperada perda de negócios em seus grandes setores de navegação.

Os diplomatas da UE, que não quiseram ser identificados, disseram que não estava claro o quão perto os dois lados estavam de um acordo.

Fonte
NotíciasAgrícolas
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar