Mercado

Trump dá sinal verde para perfurações petrolíferas em santuário ecológico no Alasca

O governo de Donald Trump aprovou um programa que permite a exploração petrolífera e de gás na maior área natural preservada do país, situada no estado do Alasca, onde vivem os ursos polares, segundo informações da imprensa americana.

A venda de concessões de petróleo no Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Ártico (Arctic National Wildlife Refuge) pode começar “a partir do final do ano”, afirmou o secretário do Interior, David Bernhardt, ao The Wall Street Journal.

O programa de perfuração abrange uma zona costeira de cerca de 70.000 km2, ao longo do Oceano Ártico na maior área de proteção natural do país, onde vivem ursos polares e renas.

Há 30 anos, empresas petrolíferas e líderes do Alasca insistem em explorar os recursos deste refúgio nacional. Em 2017, o Congresso autorizou a venda de concessões de petróleo.

O Congresso deu ao Ministério do Interior um prazo para a venda das concessões de petróleo até dezembro de 2021, mas com os preços mínimos do petróleo nos últimos 15 anos e controvérsias sobre o meio ambiente, não há certeza sobre o interesse de grandes empresas nesses lotes.

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar