Mercado

Saudi Aramco aumenta preços do petróleo para a Ásia pelo segundo mês consecutivo

O maior exportador de petróleo do mundo, a Arábia Saudita, elevou na quarta-feira seus preços de venda oficiais para o carregamento de petróleo bruto para a Ásia em setembro, em um movimento amplamente esperado para acompanhar os benchmarks mais fortes do petróleo do Oriente Médio.

A gigante do petróleo saudita Aramco elevou seu preço de venda oficial (OSP) para seu carro-chefe da categoria Arab Light  para o principal cliente da Ásia em US $ 0,30 o barril para um prêmio de US $ 3,00 o barril acima do benchmark Dubai / Omã, que os produtores do Oriente Médio cobram o preço de seu petróleo Ásia, de acordo com uma lista de preços da Aramco vista pela Reuters .

Os preços do petróleo bruto saudita geralmente definem a tendência de preços para a Ásia de outros produtores de petróleo do Golfo, como os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos), Kuwait, Iraque e Irã.

E quando a Arábia Saudita eleva o preço de seu petróleo, está transmitindo silenciosamente sua confiança de que a demanda por petróleo está aumentando.

O preço da Saudi Aramco afeta até 12 milhões de barris por dia (bpd) de tipos de petróleo do Oriente Médio que vão para a Ásia.

Para setembro, a Saudi Aramco está aumentando os OSPs de todos os seus tipos de petróleo na Ásia entre US $ 0,20 e US $ 0,60 por barril.

Este aumento nos preços sauditas para a Ásia foi o segundo aumento mensal consecutivo depois que a Aramco aumentou agressivamente seus OSPs para agosto do mês passado em meio ao impasse OPEP + e o acordo subsequente.

A mudança para aumentar adicionalmente os preços para o principal mercado asiático em setembro era esperada pelas refinarias asiáticas, de acordo com uma pesquisa da Reuters na semana passada. As refinarias esperavam um aumento médio de US $ 0,36 por barril no preço do carregamento Arab Light para a Ásia em setembro, devido à forte demanda por especificações leves e maiores referências do Oriente Médio.

Os sauditas também aumentaram os OSPs para os Estados Unidos, embora por uma margem menor. O preço da Arab Light foi elevado em US $ 0,10, para um prêmio de US $ 1,35 por barril sobre o Argus Sour Crude Index (ASCI). Todas as especificações para os EUA para setembro terão um preço $ 0,10 o barril mais alto do que para agosto, com exceção da Arab Extra Light, cujo preço foi aumentado em $ 0,20 o barril para um prêmio de $ 2,40 por barril sobre ASCI.

A Saudi Aramco, no entanto, reduziu os preços para setembro para todas as especificações que vão para o noroeste da Europa e Mediterrâneo, provavelmente por causa das margens de refino ainda difíceis nessas duas regiões.

Fonte
Oilprice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar