Mercado

Rebeldes Houthi do Iêmen reivindicam mais ataques às instalações de petróleo da Saudi Aramco

Rebeldes Houthi apoiados pelo Irã no Iêmen reivindicaram ataques às instalações da Saudi Aramco em Ras Tanura, Rabigh, Yanbu e Jazan, bem como a uma base militar em Dammam, perto da sede da empresa, informou a agência de notícias Al Masirah afiliada ao grupo em 26 de março.

Os ataques, o último de uma série de ataques lançados pelos Houthis na Arábia Saudita, foram realizados com 12 drones armados e oito mísseis balísticos, afirmou o relatório.

A Saudi Aramco não fez comentários imediatos.

Os ministérios de energia e defesa sauditas disseram que um terminal de distribuição de produtos de petróleo em Jazan, uma cidade portuária no extremo sudoeste da Arábia Saudita onde a Aramco está preparando uma refinaria de 400.000 b / d, foi atingido por um projétil às 21h08 (1808 GMT) em 25 de março.

Um tanque de armazenamento pegou fogo, mas não houve vítimas, disse o ministério da energia.

O ministério da defesa disse ainda que interceptou e destruiu oito drones armados, enquanto dois mísseis balísticos caíram em áreas desabitadas e um terceiro ficou aquém de seu alvo no governo de Al-Jawf.

“O Ministério da Defesa tomará todas as medidas dissuasivas necessárias para salvaguardar o património nacional de forma a preservar a segurança da energia global e pôr termo a estes assaltos, de forma a garantir a segurança e estabilidade do abastecimento de energia e das exportações de petróleo , e salvaguardar civis e objetos civis “, disse o comunicado divulgado pela Agência de Imprensa Saudita oficial.

Os ataques aconteceram três semanas depois que as forças sauditas interceptaram um míssil em 4 de março em Jazan.

Em 7 de março, um ataque de drones teve como alvo uma fazenda de tanques da Aramco no terminal Ras Tanura, que exporta a maior parte do petróleo da empresa, e em 19 de março, as autoridades disseram que a refinaria de Riade de 140.000 b / d da Aramco foi atingida por um míssil, causando incêndios. A instalação está sendo colocada novamente online, disse o CEO da Aramco, Amin Nasser, dois dias depois.

A Arábia Saudita e o Irã estão travando uma guerra por procuração de sete anos no Iêmen, que causou uma crise humanitária e política. A Arábia Saudita em 22 de março ofereceu-se para promulgar um cessar-fogo e aliviar o bloqueio aéreo e marítimo que impôs ao território Houthi, mas os comandantes Houthi até agora têm sido frios quanto ao acordo.

Fonte
SPGlobal
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar