Mercado

Publicado o edital do primeiro leilão de B13

Foi publicado hoje pela manhã o edital do 78º Leilão de Biodiesel da ANP. Este leilão traz como objeto a compra de B13 para atender a demanda dos meses de março e abril deste ano. Este leilão marca o aumento da mistura para 13% de biodiesel no diesel mineral – até fevereiro a mistura é de 12%.

As usinas têm até o dia 13 de janeiro para enviar a documentação de habilitação ao certame, que acontecerá na primeira semana de fevereiro (veja aqui o cronograma completo do leilão).

O aumento na mistura de biodiesel vem em boa hora. No último certame foi comprado apenas 68,94% da capacidade ofertada pelas usinas. Esse baixo volume esmagou as margens das usinas e fez com que o preço do biodiesel fosse reduzido em mais de 20% no comparativo com o leilão anterior. A entrada da safra de soja no Brasil traz ainda mais disponibilidade de matéria-prima para a produção de biodiesel, mas os preços crescentes do óleo de soja no mercado internacional tornam a matéria-prima mais cara para os produtores. Sem o aumento na demanda as margens das usinas no L78 poderiam ficar abaixo do visto no L77.

Fonte
BiodieselBR
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar