Mercado

Produção de petróleo da Líbia pode aumentar 200.000 b / d até o final do ano

A Líbia tem potencial para aumentar sua produção de petróleo em até 200.000 b / d até o final do ano, dependendo da situação de segurança, disse um executivo da OMV da Áustria, enquanto o produtor da OPEP se prepara para realizar eleições parlamentares e presidenciais em dezembro 24.

“A Líbia está no limite superior do intervalo que podem atingir até o final do ano”, disse Vladimir Langhamer, diretor-gerente de suprimentos e comércio da OMV, em um webinar de Inteligência do Golfo publicado em 4 de agosto.

“Há, eu diria, outro realmente 100.000-200.000 b / d que pode sair disso se tudo acabar corretamente. Eles têm potencial para mais, mas isso requer tempo e investimentos. ”

A OMV atua na Líbia, com uma participação significativa no maior campo de petróleo do país, Sharara, e nos campos de Nafoora Augila. A empresa austríaca de energia também está presente nos blocos C103, NC29 / 74, C102 no país do Norte da África.

A OMV informou em 28 de julho um aumento de 6% na produção de petróleo e gás no segundo trimestre, ajudada pelo retorno dos volumes da Líbia. Durante o trimestre, a produção média da OMV aumentou 26.000 b / d de óleo equivalente a 490.000 boe / d, impulsionada pelo aumento dos volumes na Líbia, Malásia e Tunísia.

A produção da Líbia esteve em plena capacidade durante todo o trimestre, disse a OMV, se recuperando do impacto de casos de força maior devido aos ataques no período do ano anterior.

Desafios de produção

A estatal National Oil Corporation espera bombear 1,45 milhão de b / d até o final de 2021, mas também enfrenta problemas técnicos e de manutenção persistentes.

A produção de petróleo da Líbia tem estado em média em torno de 1,15 milhão a 1,20 milhão b / d nos últimos dois meses, de acordo com as estimativas da S&P Global Platts.

A falta de financiamento alocado para manutenção e reparos causada pela instabilidade política tornou difícil para a NOC manter os ativos, limitando a produção.

Em 26 de julho, um poço entrou em erupção em um dos três campos de petróleo operados pela Zueitina Oil Co., uma subsidiária da NOC.

“O problema foi resolvido um dia depois, mas serve como um lembrete dos problemas contínuos de suprimentos técnicos da Líbia”, disse a S&P Global Platts Analytics em uma nota recente. “Dados os riscos crescentes de desestabilização e interrupções persistentes, reduzimos nossa previsão de oferta de petróleo bruto para julho a setembro em 70.000 b / d para 1,1 milhão b / d.”

Eleições de dezembro

A recuperação da produção da Líbia acelerou nos últimos meses, impulsionada pela formação do Governo de Unidade Nacional provisório, encerrando anos de conflito civil entre o Governo de Acordo Nacional e o autodenominado Exército Nacional da Líbia.

As próximas eleições na Líbia podem ser um fator desestabilizador no país, disse Langhamer.

“Há eleições na Líbia e, portanto, em torno das eleições, tenho certeza de que as coisas ficarão potencialmente um pouco mais instáveis ​​e certamente um pouco mais inseguras nessas circunstâncias”, disse ele. “Não espero que seja dramático, mas ainda é um desenvolvimento que pode ter solavancos.”

As eleições foram planejadas para 24 de dezembro, mas a falta de consenso sobre uma estrutura constitucional significa que pode haver um atraso, de acordo com fontes do setor.

Uma grande parte da infraestrutura da Líbia foi destruída pela guerra civil, ataques terroristas e militantes e negligência geral resultante na última década.

A Líbia detém as maiores reservas comprovadas de petróleo da África e seus principais crus de exportação light sweet Sharara e Es Sider têm um alto rendimento de destilados médios e gasolina, tornando-o popular entre as refinarias na Europa e na China.

Fonte
HellenicShippingNews
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar