Mercado

Produção de petróleo bruto da Índia cai 6,3% em maio

A produção de petróleo bruto da Índia caiu 6,3% em maio, depois que a estatal ONGC produziu quase um décimo a menos devido ao ciclone ‘Tauktae’, mostraram dados do governo na terça-feira (22).

A produção de petróleo bruto de 2,43 milhões de toneladas em maio foi 6,32 por cento menor do que a produção de 2,6 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério do Petróleo e Gás Natural.

A Oil and Natural Gas Corporation (ONGC), o maior produtor do país, relatou uma queda maciça de 9,63 por cento na produção de 1,5 milhão de toneladas “devido às condições criadas pelo ciclone Tauktae”, disse.

O forte ciclone Tauktae atingiu a costa oeste no mês passado, interrompendo a atividade econômica. Os principais campos de produção de petróleo e gás da ONGC estão na costa oeste.

ONGC também produziu mais de 9 por cento menos gás natural, mas o aumento da produção do bloco KG-D6 da Reliance Industries Ltd e BP ajudou a elevar a produção geral.

A produção de gás do país aumentou 19 por cento, para 2,74 bilhões de metros cúbicos, devido a um aumento de 10 vezes na produção da costa leste, onde o bloco KG-D6 está situado.

A Reliance-BP colocou em produção a segunda onda de descobertas no bloco KG-D6, ajudando a aumentar a produção geral.

“O aumento na produção de gás é por meio de contribuições do campo D-34 de KG-DWN-98/3 (KG-D6), que começou em 18 de dezembro de 2020 (e) poços de aglomerado de satélite (com efeito a partir de 25 de abril de 2021) , ”Notas explicativas aos dados, disse.

A produção de gás da ONGC em 1,64 bcm foi 9,08 por cento menor do que no ano anterior. Isso se deve à “redução da produção de gás na costa oeste devido ao ciclone Taukate” e menos produção nos campos da costa leste.

Como a demanda aumentou com o afrouxamento das restrições COVID, as refinarias processaram 16% a mais de petróleo bruto em maio, a cerca de 19 milhões de toneladas.

Enquanto os refinadores do setor público aumentaram o processamento de petróleo bruto em combustível em mais de um quinto, o setor privado Reliance e a Nayara Energy processaram quase 5% a mais.

As refinarias do setor público operaram com 91 por cento de sua capacidade em maio, enquanto a unidade exclusiva para exportação da Reliance em Jamnagar, em Gujarat, operou com 83,7 por cento da capacidade. A outra unidade da Reliance, que atende às necessidades domésticas, operou com 101,7 por cento da capacidade. Nayara operava sua refinaria Vadinar com 99,5 por cento da capacidade.

Todas as refinarias juntas produziram 19,9 milhões de toneladas de derivados de petróleo, 15,3% a mais que no mesmo mês do ano passado.

A Índia estava totalmente bloqueada em maio do ano passado.

Fonte
Hellenicshippingnews
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar