Mercado

Produção de biodiesel tem recuo de 22,6% em março

Embora sejam os melhores do ano – ao menos até agora – os números da produção de biodiesel de março dão uma boa amostra dos apuros que setor vem enfrentando. De acordo com os dados finais que foram divulgados apenas ontem (28) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no mês passado as usinas brasileiras fabricaram um pouco mais que 497,4 mil m³ de biocombustível. Esse volume representa uma contração de 22,6% em relação ao resultado registrado no mesmo período de 2021.

A comparação com o ano passado não é totalmente adequada. Em março de 2021, a mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel consumido pelos brasileiros havia sido elevada para 13% – três pontos percentuais acima do atual teor de adição. Só corte na mistura já representa uma redução de 23,1% na produção de biodiesel; não muito distante do percentual observado.

Uma comparação entre os números de fevereiro e março também dá sinais bastante preocupantes para o mercado. Normalmente, o mercado nacional de óleo diesel dá uma arrancada no mês de março depois da baixa sazonal que costuma apresentar no primeiro bimestre. Esse movimento costuma se refletir na produção das usinas.

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar