Mercado

Produção das usinas volta a superar marca de meio bilhão de litros

A recuperação do mercado de biodiesel está sendo em ‘V’. Depois de terem visto seu nível de atividade despencar mais de 20% entre os meses de março e abril – quando a pandemia do coronavírus afetou mais duramente a demanda de óleo diesel –, as usinas vêm aumentando gradualmente sua produção e já se aproximam de uma aparente normalidade. Segundo os dados mais recentes divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em junho foram fabricados 533,3 milhões de litros de biodiesel.

O repique dos últimos dois meses ainda não foi suficiente para recolocar a produção das usinas no mesmo patamar em que estava em março quando foram fabricados mais que 548,8 milhões de litros de biodiesel. Na média dos últimos cinco anos, a produção nos meses de março e de junho foram praticamente idênticas. Isso parece sinalizar que o mercado continua enfraquecido.

Na comparação com o ano passado, houve aumento de 15,5% na produção de das usinas. Embora este seja um resultado inegavelmente robusto, convém lembrar que a mistura obrigatória avançou dois pontos percentuais ao longo deste último ano. Em setembro de 2019, o mercado foi do B10 para o B11 e, em março passado, chegou ao B12. Qualquer crescimento abaixo de 20%, portanto, pode ser interpretado como uma queda no mercado de diesel.

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar