Mercado

Preços do petróleo sobem com produção norte-americana atingida pela tempestade e com retorno lento

Os preços do petróleo subiram na segunda-feira, com o lento retorno do corte da produção de petróleo dos EUA devido às condições frias, servindo como um lembrete da situação de oferta restrita, assim como a demanda se recupera das profundezas da pandemia COVID-19.

O petróleo Brent subiu 51 centavos, ou 0,8%, a $ 63,42 o barril às 0945 GMT, depois de ganhar quase 1% na semana passada. O petróleo dos EUA subiu 45 centavos, ou 0,8%, para US $ 59,69 o barril, tendo caído 0,4% na semana passada.

O clima anormalmente frio no Texas e nos estados das planícies forçou o fechamento de até 4 milhões de barris por dia (bpd) de produção de petróleo, juntamente com 21 bilhões de pés cúbicos de produção de gás natural , estimam analistas.

As equipes do campo petrolífero provavelmente levarão vários dias para descongelar as válvulas, reiniciar os sistemas e iniciar a produção de petróleo e gás. Os refinadores da Costa do Golfo dos EUA estão avaliando os danos e podem levar até três semanas para restaurar a maioria de suas operações, disseram os analistas, embora prejudicados pela baixa pressão da água, gás e perdas de energia.

“Com três quartos das equipes de fracking de pé, a probabilidade de uma retomada rápida é baixa”, disse a ANZ Research em uma nota.

Pela primeira vez desde novembro, as empresas de perfuração dos EUA cortaram o número de plataformas de petróleo em operação devido ao frio e à neve que envolvem o Texas, Novo México e outros centros de produção de energia.

Os produtores de petróleo da OPEP + devem se reunir em 4 de março, com fontes dizendo que o grupo deve reduzir a oferta depois de abril devido à recuperação dos preços, embora qualquer aumento na produção seja provavelmente modesto devido à incerteza persistente sobre a pandemia.

“A Arábia Saudita está ansiosa para buscar preços ainda mais altos para cobrir suas despesas de equilíbrio social em cerca de US $ 80 o barril, enquanto a Rússia está fortemente focada em desfazer os cortes atuais e voltar à produção normal”, disse o analista-chefe de commodities do SEB, Bjarne Schieldrop.

Fonte
Investing
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar