Mercado

Preços do petróleo sobem com panorama econômico melhor e dados de estoque dos EUA

Os preços do petróleo avançaram na quarta-feira (10), diante de previsões otimistas para a recuperação econômica global e de uma queda nos estoques de gasolina dos Estados Unidos, embora os ganhos tenham sido limitados por um aumento nas reservas norte-americanas da commodity, ainda na esteira da tempestade de inverno que atingiu o Texas no mês passado.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,38 dólar, ou 0,6%, a 67,90 dólares por barril. Já o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,43 dólar, ou 0,7%, para 64,44 dólares o barril.

Os estoques de gasolina dos EUA recuaram em 11,9 milhões de barris na última semana, enquanto os de derivados que incluem diesel e óleo para aquecimento diminuíram em 5,5 milhões de barris, disse a Administração de Informação sobre Energia (AIE).

Em pesquisa da Reuters, analistas esperavam uma queda de 3,5 milhões de barris em ambos os casos.

Por outro lado, os estoques norte-americanos de petróleo aumentaram em 13,8 milhões de barris na semana passada, superando por muito as estimativas de um avanço de 816 mil barris, com a indústria petrolífera local ainda sentindo os efeitos da tempestade de inverno de meados de fevereiro, que interrompeu operações de refino e produção no Texas.

“A produção retomou os níveis pré-tempestade, enquanto as atividades das refinarias ainda lutam para se recuperar”, disse Matt Smith, diretor de pesquisa de commodities da ClipperData.

Enquanto isso, a economia global, fortemente atingida pela pandemia de Covid-19, deve se recuperar com crescimento de 5,6% neste ano e expansão de 4% no ano que vem, disse a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em relatório econômico provisório.

Anteriormente, a entidade projetava crescimento de 4,2% neste ano.

“Quando se trata de elevar o entusiasmo do mercado, há pouquíssimas coisas que conseguem rivalizar com uma atualização positiva para a recuperação econômica pós-Covid”, afirmou Stephen Brennock, da corretora PVM.

Fonte
MoneyTimes
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar