Mercado

Preços do petróleo sobem 2%, mas fecham semana no vermelho por temores de demanda

Os preços do petróleo avançaram 2% na volátil sessão desta sexta-feira, recuperando algum terreno após a forte liquidação da véspera, quando as cotações foram pressionadas por um aumento no número de casos de coronavírus na Europa –que, por sua vez, deu lugar a novos bloqueios, diminuindo as expectativas de uma recuperação iminente na demanda por combustíveis.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 1,25 dólar, ou 2%, a 64,53 dólares por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos (WTI) avançou 1,42 dólar, ou 2,37%, para 61,41 dólares o barril.

Ambos os contratos haviam registrado queda de quase 7% na quinta-feira, à medida que várias economias de grande porte da Europa voltaram a impor quarentenas, enquanto os programas de vacinação foram retardados por problemas de distribuição e preocupações com possíveis efeitos colaterais.

Embora Alemanha, França e outros países tenham anunciado que retomarão as vacinações depois de agências reguladoras declararem que o imunizante da AstraZeneca é seguro, a suspensão do programa torna mais difícil superar a resistência à vacina em alguns setores da população.

“Com a liquidação, surgirão algumas coisas que poderiam ter freado a alta… A Opep vai estar mais preocupada com a Covid, o que aumenta a probabilidade de que volte a estender seus cortes de produção, e a forte queda no preço do petróleo poderia reduzir o incentivo aos produtores de ‘shale’ dos EUA”, disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group em Chicago.

Fonte
Investing
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar