Mercado

Preços da gasolina nos EUA aumentam após o furacão Ida

Os preços da gasolina nos EUA subiram na segunda-feira (30) em relação ao preço mais barato desde o início de julho visto durante o fim de semana, enquanto os refinadores de petróleo na Costa do Golfo começaram a avaliar os danos do furacão Ida, que estima-se que tenha fechado 13% da capacidade de refino dos EUA.

Na terça-feira, 31 de agosto, a média do preço nacional do gás dos EUA subiu para US$ 3,159 o galão, ante US$ 3,151 por galão na segunda-feira, de acordo com estimativas da AAA.

Nove refinarias de petróleo estavam no caminho do furacão Ida, e quatro delas fecharam as operações antes da tempestade, disse a AAA na segunda-feira (30).

O furacão Ida atingiu a Louisiana neste fim de semana, deixando 1 milhão de clientes sem energia, incluindo refinarias na área da Costa do Golfo. Cerca de 95% da produção de petróleo no Golfo do México dos EUA foi encerrada antes do furacão Ida, que passou pelo Golfo antes de atingir a Louisiana.

Embora os analistas esperem que a produção de petróleo e gás no Golfo do México seja restaurada gradualmente esta semana, as refinarias podem demorar mais para reiniciar as instalações, especialmente se os cortes de energia persistirem na Louisiana.

“Até que a energia seja restaurada, é muito cedo para saber o impacto total de qualquer dano que Ida tenha causado na indústria de petróleo e gás, mas os motoristas regionalmente podem esperar flutuações de preços que levem ao fim de semana do Dia do Trabalho”, disse Jeanette McGee, porta-voz da AAA. “Normalmente, uma tempestade de categoria 4 pode significar mais três semanas antes que as refinarias voltem às operações normais, enquanto a produção offshore é mais provável que seja retomada esta semana”, acrescentou McGee.

As concessionárias dizem que a avaliação completa dos danos às linhas de transmissão pode levar dias. Entergy disse na segunda-feira (30) “Com base nos tempos históricos de restauração, os clientes no caminho direto de uma tempestade tão intensa como o furacão Ida podem sofrer interrupções por mais de três semanas”.

De acordo com o analista de petróleo da GasBuddy , Patrick De Haan, muitas refinarias na Louisiana dizem que é possível que as instalações demorem mais para reiniciar, e o maior problema é a energia. A refinaria de Garyville da Marathon Petroleum foi desativada, a refinaria de Baton Rouge da ExxonMobil não tem suprimento de nitrogênio para reiniciar, a refinaria da Alliance de Phillips 66 está fora de serviço esperando uma interrupção “prolongada” e as duas refinarias da Valero em Louisiana estão desligadas devido à falta de energia, disse De Haan na segunda-feira.

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar