Mercado

PIB da Arábia Saudita encolhe 3%, atingido pela queda do setor de petróleo

O produto interno bruto da Arábia Saudita caiu 3% no primeiro trimestre, um pouco menos do que as estimativas oficiais e em comparação com uma contração de 1% no ano passado, quando uma queda acentuada no setor de petróleo puxou a economia para trás, mostraram os dados.

A economia do reino foi duramente atingida pelo choque duplo da queda histórica do preço do petróleo no ano passado e pela pandemia de COVID-19.

O setor não petrolífero cresceu 2,9%, ante um crescimento de 1,6% um ano antes, enquanto o setor petrolífero caiu 11,7%, uma queda muito mais acentuada do que a contração de 4,6% um ano antes, disse a Autoridade Geral de Estatística em um comunicado sobre Segunda-feira.

Em estimativas rápidas em maio, a autoridade disse que a economia encolheu 3,3% no primeiro trimestre e o setor não petrolífero cresceu pelo primeiro desde o primeiro trimestre de 2020.

Os setores não petrolíferos e privados estão no centro da Visão 2030, o plano de transformação do governante de fato, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, para livrar a economia saudita do petróleo.

Em bases trimestrais, o PIB real recuou 0,5%, principalmente devido à queda de 8,7% no setor petrolífero, enquanto o setor não petrolífero cresceu 4,9% em relação ao quarto trimestre, impulsionado também pela expansão do setor privado crescimento de 1,7% no setor governamental.

As atividades de petróleo bruto e gás natural e refino de petróleo foram a única atividade econômica que não registrou crescimento em uma base trimestral e também foi o maior empecilho para a queda do trimestre em comparação com o primeiro trimestre de 2020.

Na comparação com o ano anterior, o primeiro trimestre registrou o maior crescimento da economia na atividade de refino de petróleo, que cresceu 21,2%, seguida da indústria de transformação, que cresceu 8,9%.

Fonte
Reuters
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar