Mercado

Petróleo sobe com impasse sobre embarques iraquianos na Turquia

O petróleo estendeu sua alta pelo terceiro dia consecutivo em meio a um impasse sobre exportações iraquianas através da Turquia, por conta de uma disputa com autoridades curdas.

O barril de West Texas Intermediate subiu até 1,6% em Nova York, para $74,37, e já acumula alta de mais de 7% na semana. O barril de Brent também avançou em Londres, e ambos atingiram máximas de duas semanas.

Os preços do petróleo têm sido sustentado por riscos de oferta e pela melhora da demanda da China. Mas a incerteza continua a pesar sobre o mercado, com a turbulência bancária nos EUA e na Europa.

Os EUA pediram ao Iraque e à Turquia que retomem as exportações do porto de Ceyhan, depois que uma disputa envolvendo autoridades curdas interrompeu cerca de 400.000 barris por dia de embarques.

Uma das maiores produtoras de petróleo no Curdistão iraquiano, a norueguesa DNO, começou a reduzir produção em meio à disputa.

O American Petroleum Institute teria dito que os estoques de petróleo dos EUA encolheram em 6,1 milhões de barris na semana passada, de acordo com pessoas familiarizadas com o relatório distribuído só para membros.

Mesmo com a alta recente, ambos os preços de referência caminham para uma perda mensal diante de preocupações com uma possível recessão nos EUA e fluxos persistentes da Rússia.

Enquanto isso, a OPEP+ não mostra sinais de que pretende ajustar sua produção quando se reunir na próxima semana.

Fonte
MoneyTimes
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar