Mercado

Petróleo salta 3% com dólar mais fraco após sete dias de perdas

Os preços do petróleo saltaram 3% na segunda-feira (23), se recuperando de uma série de derrotas de sete dias, com ganhos impulsionados por um dólar mais fraco, apesar das preocupações com a demanda alimentadas pelo aumento dos casos da variante Delta do coronavírus.

O petróleo Brent subiu US $ 2,08, ou 3%, para US $ 67,26 o barril em 1.052 GMT, após atingir seu nível mais baixo desde 21 de maio, de US $ 64,60.

O petróleo bruto US West Texas Intermediate (WTI) para entrega em outubro subiu US $ 1,90, ou 3%, para US $ 64,04.

Ambos os benchmarks marcaram sua maior semana de perdas em mais de nove meses na semana passada, com o Brent caindo cerca de 8% e o WTI cerca de 9%.

Muitas nações estão respondendo ao aumento da taxa de infecção por coronavírus introduzindo novas restrições a viagens.

“Esperamos ver mais ajustes esta semana, mas o sentimento do mercado provavelmente permanecerá em baixa, com preocupações crescentes sobre a demanda de combustível mais lenta em todo o mundo”, disse Kazuhiko Saito, analista-chefe da Fujitomi Securities.

A China, maior importador de petróleo do mundo, impôs novas restrições, o que está afetando o transporte marítimo e as cadeias de abastecimento globais. Os Estados Unidos e a China também impuseram restrições à capacidade de voo.

Enquanto a pandemia se arrasta na demanda de combustível, a oferta está aumentando constantemente. A produção dos EUA aumentou e as empresas de perfuração adicionaram sondas pela terceira semana consecutiva, disse a empresa de serviços Baker Hughes.

Mas uma queda do dólar americano forneceu algum suporte, tornando o petróleo mais barato para os detentores de outras moedas.

“Um dólar mais fraco levou os investidores a retrocederem em suas posições”, disse Chiyoki Chen, analista-chefe da Sunward Trading.

O índice do dólar , que mede a moeda em relação a seis pares, foi negociado a 93,349, uma leve queda depois de atingir seu maior valor em mais de nove meses na sexta-feira, a 93,734.

Os investidores também estavam ajustando suas posições antes do simpósio anual Jackson Hole do Federal Reserve dos EUA, em Wyoming, na sexta-feira.

“Embora o vírus continue sendo uma ameaça para as perspectivas da demanda de curto prazo, apesar dos sinais de melhora da situação na China, a cúpula de Jackson Hole desta semana pode dar ao mercado algumas idéias sobre o momento da redução”, disse Ole Hansen, chefe do Saxo Bank estratégia de commodities, referindo-se à expectativa de redução do estímulo monetário à economia.

Fonte
Investing
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar