Mercado

Petróleo fecha em alta na sessão mas termina mês com perda acumulada

Os contratos de petróleo encerraram a sessão desta quarta-feira em alta firme no mercado internacional, diante das expectativas de que a China suavize sua política de controle a covid e em resposta a dados mostrando uma redução dos estoques americanos da commodity.
No fechamento, o contrato de janeiro do petróleo WTI – referência americana – fechou em alta de 3% a US$ 80,55, na terceira alta consecutiva. Já o contrato de fevereiro do Brent – referência mundial – fechou em alta de 3,23% a US$ 86,97.

As esperanças de que a economia da China possa se fortalecer depois de as autoridades sinalizarem a possibilidade de um relaxamento das medidas restritivas ajudaram a elevar os preços. Após protestos no fim de semana passado contra as políticas de bloqueio, as autoridades relataram menos casos de coronavírus na terça-feira e Guangzhou, uma cidade no sul do país, relaxou algumas medidas nesta quarta-feira.

Adicionalmente, mais cedo, dados mostrando que os estoques de petróleo nos Estados Unidos caíram 12,581 milhões de barris na semana passada, terminada em 25 de novembro, impulsionaram a commodity. A queda foi muito maior do que a projetada por economistas consultados pelo”The Wall Street Journal”, de recuo de 2,1 milhões de barris no período.

Contudo, apesar do avanço de hoje, no mês, a commodity acumulou queda, tendo em vista dados econômicos apontando para uma desaceleração de grandes economias (que podem até já estar em recessão), o que elevou, por semanas, os temores de uma redução da demanda no mercado. Em novembro, o WTI para janeiro teve queda de 6,92% e o Brent também para janeiro recuou 8,97%.

Fonte
FeCombustíveis
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar