Mercado

Petróleo cai na esperança de que o bloqueio do Canal de Suez possa acabar em breve

O petróleo caiu na segunda-feira (29) quando um navio de contêineres bloqueando o Canal de Suez por quase uma semana foi parcialmente reflotado, aumentando as esperanças de que a movimentada hidrovia seria reaberta em breve e que a demanda por combustível na Europa permanecesse fraca.

“Agora que a mini crise de Suez está sendo resolvida, o mercado de petróleo é deixado por conta própria novamente”, disse Tamas Varga, analista da PVM Oil Associates.

“A atenção voltará para os programas de vacinação gaguejante, o aumento aparentemente imparável nas taxas de infecção em várias partes do mundo e a próxima reunião da OPEP em 1º de abril”, acrescentou.

O navio porta-contêiner encalhado Ever Given foi parcialmente flutuado e retificado no Canal, com outras operações de rebocador definidas para retomar quando a maré subir no final da segunda-feira.

Os preços oscilaram violentamente nos últimos dias, à medida que os comerciantes e investidores tentavam pesar o impacto do bloqueio de um ponto de trânsito comercial importante e o efeito mais amplo dos bloqueios para interromper as infecções por coronavírus.

A volatilidade do mercado deve continuar, disse Jeffrey Halley, analista de mercado sênior da OANDA.

“Dada a volatilidade da semana passada, o Brent parece destinado a atingir o limite inferior de sua faixa de $ 60,00 a $ 65,00 o barril”, disse ele, enquanto o petróleo dos EUA “provavelmente cairá para o lado inferior de sua faixa semanal de $ 57,50 a $ 62,50 . ”

O mercado está recebendo algum apoio das expectativas de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados manterão níveis de produção mais baixos quando se reunirem nesta semana.

Os novos bloqueios na Europa para conter uma onda de infecções por coronavírus e a fraca demanda por combustível também pressionaram os preços, embora o pedido de bloqueio para ficar em casa da Inglaterra tenha terminado na segunda-feira.

Fonte
Reuters
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar