Mercado

Petróleo acelera ganhos no fim da sessão e fecha em forte alta

Os contratos futuros do petróleo aceleraram os ganhos no fim da sessão e fecharam em alta significativa, depois de abrirem o dia em terreno negativo, com os temores sobre uma piora em potencial das relações entre o Ocidente e a Rússia compensando os receios sobre a desaceleração econômica da China.

O contrato do petróleo Brent para julho – a referência global da commodity – fechou em alta de 2,41%, a US$ 114,24 por barril na Ice, em Londres, enquanto o do petróleo WTI americano para o mesmo mês subiu 2,93%, a US$ 111,82 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York.

Os preços do petróleo passaram a subir no fim da manhã, depois de abrirem o dia em terreno negativo, refletindo os receios em torno da perspectiva de piora das relações entre o Ocidente e a Rússia, conforme mais países começam a se movimentar para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Tanto a Finlândia quanto a Suécia anunciaram formalmente a sua intenção de aderir à Otan, com a entrada da Finlândia, em especial, mais do que dobrando as fronteiras territoriais da aliança militar com a Rússia. Isso, por sua vez, deve afetar negativamente as relações com Moscou, o que pode piorar as perspectivas para a oferta de petróleo para o Ocidente.

Ambas as referências do petróleo abriram a sessão em queda, porém, com os investidores reagindo aos dados decepcionantes sobre a atividade econômica chinesa em abril, quando os bloqueios por causa da covid-19 cobraram seu preço. As vendas no varejo caíram 11,1%, em base anual, e a produção industrial recuou 2,9% também em relação ao ano anterior, ficando piores que o esperado.

Os dados sugerem uma contração da atividade econômica da segunda maior economia do mundo, que é também o maior importador líquido de petróleo no mundo, alimentando temores de uma queda da demanda pela commodity.

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar