Mercado

Petroleiras se unem para exploração de petróleo onshore no Espírito Santo

O Estado do Espírito Santo pode receber duas empresas do ramo de óleo e gás, para explorar petróleo em campos onshore no norte do estado. A parceria é entre a EnP – Energy Plataform e a recém criada Petres Energia. A joint venture, nomeada de Energy Paranã deseja comprar os direitos de participação da EnP nessas áreas, que é 50% da franquia, já a outra metade pertence ao Imetame, para explorar 10 blocos.

Dos 10 blocos exploratórios envolvidos na negociação, 7 foram adquiridos pelo consórcio EnP-Imetame no leilão da ANP no final do ano passado, e os outros 3 foram adquiridos da Petro- Victory. Dessa forma, metade da participação dos blocos virá da Energy Paranã, enquanto os demais integrantes continuarão com a Imetame. A conclusão da aquisição depende da aprovação da ANP.

Blocos de exploração são áreas com potencial para descobrir acumulações de petróleo e gás. Na fase de exploração, os investimentos exploratórios são feitos para descobrir o petróleo e determinar se sua produção é comercialmente viável.

Renata Isfer, que atuou como secretária de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME) entre 2019 e 2020, diz que a expectativa de abertura do mercado de gás natural, aliada a uma melhor fiscalização da exploração e produção onshore, constitui a solução ideal para novos investimentos no setor de petróleo e gás.

Márcio Félix que também atuou como secretário-executivo do MME entre 2018 e 2020, afirma que o Brasil é um dos países com maior saldo de produção de petróleo e gás. Seja na exploração de óleo com baixo teor de enxofre ou de gás natural onshore, há muito espaço para crescimento.

Fonte
CPG
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar