Mercado

Petrobras reduz exportações à China com melhora na margem de refino local

A Petrobras reduziu as exportações de petróleo para a China no primeiro trimestre de 2021, diante de uma melhora nas margens de refino locais, disse à Reuters o executivo Roberto Castello Branco, em sua última entrevista antes de deixar o cargo de CEO da estatal.

A China é a maior importadora de petróleo do mundo e chegou a ser responsável por até 90% das vendas externas da Petrobras há um ano, quando a pandemia de Covid-19 reduziu a mobilidade e afetou a demanda por combustíveis no mercado doméstico. A petroleira produz cerca de 2 milhões de barris por dia.

Castello Branco permaneceu no cargo de forma interina até esta segunda-feira, após o presidente Jair Bolsonaro indicar em fevereiro um novo CEO, devido ao descontentamento com a política de preços de combustíveis.

Embora o apetite da China pelo petróleo brasileiro persista, Castello Branco disse que o prêmio pago pelo país asiático pela commodity do Brasil não tem sido suficiente para compensar margens mais elevadas que o mercado agora oferece por gasolina e diesel.

“Isso torna mais lucrativo produzir e vender combustíveis do que petróleo”, disse ele.

As exportações de petróleo do Brasil para a China recuaram em cerca de um terço em janeiro e fevereiro, em comparação com igual período do ano passado, de acordo com dados alfandegários chineses e da Refinitiv.

A Petrobras vendeu 37% mais diesel em março, também em comparação anual, disse Castello Branco, e 15% a mais do que em março de 2019, sendo a maior parte do volume destinada ao mercado interno brasileiro.

O consumo de diesel no Brasil –guiado pela demanda dos caminhões– avançou em março, quando produtores de grãos começaram a transportar suas safras para exportação.

Por outro lado, a demanda por gasolina e querosene de aviação no Brasil diminuiu em março, afirmou Castello Branco, já que diversos Estados impuseram medidas restritivas para conter o coronavírus. A Petrobras tem exportado o excedente de gasolina e direcionado a matéria-prima que seria usada para o querosene para o diesel, segundo ele.

Bolsonaro demitiu Castello Branco após o executivo elevar os preços do diesel conforme a paridade internacional, desagradando os caminhoneiros, que constituem parte da base eleitoral do presidente.

Fonte
MoneyTimes
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar