Mercado

Petrobras (PETR4) tem queda na produção de 4,5% no 4T21

A Petrobras (PETR3;PETR4) produziu 2,7 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia) de óleo e gás natural, queda de 4,5% ante o terceiro trimestre, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (9).

Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma alta de 0,9% na produção.

Segundo a companhia, a queda no trimestre se deve ao início de vigência do Acordo de Coparticipação de Búzios e das paradas para manutenção em plataformas do pré-sal com alta produção.

“Esses fatores também explicaram a variação da produção nos campos do pré-sal, que alcançou 1.601 Mbpd no trimestre, 4,3% inferior ao 3T21”, afirma.

A produção total no pré-sal foi de 1.930 Mboed no trimestre, representando 71% da produção total da Petrobras.

“Nossa produção no pré-sal vem crescendo rapidamente e o recorde registrado representa mais do que o dobro do volume que produzíamos nesta camada há 5 anos”, justifica.

Em 2021, a geração de energia elétrica alcançou 3.419 MW médios, um aumento de 94,7% em relação a 2020, em virtude das condições hidrológicas ao longo de 2021 e dos efeitos da retomada econômica após o auge da pandemia da Covid-19.

Vendas da Petrobras

As vendas de derivados do petróleo da Petrobras no mercado interno somaram 1,848 milhão de barris por dia no quarto trimestre, alta de 4,7% ante o mesmo período do ano passado.

Já a exportação de petróleo, derivados e outros da companhia foi de 701 mil barris por dia no quarto trimestre, queda de 17,7% na comparação anual.

Houve ainda recorde anual de vendas e produção de diesel S-10 em 2021, com aumento de 34,7% nas vendas e de 10% na produção.

“O crescimento do consumo do óleo diesel S-10 ocorre juntamente com modernização da frota nacional, garantindo melhores resultados ambientais e econômicos para os usuários”, destaca.

Fonte
MoneyTimes
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar