Mercado

Petrobras aumenta em 4,3% a produção de petróleo em abril

A Petrobras registrou, em abril, um aumento de 4,3% na produção de petróleo, no Brasil, na comparação com março. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a estatal produziu, em média, 2,170 milhões de barris/dia, o que representa uma alta de 0,4% em relação a igual período do ano passado.

No ano, a companhia acumula uma queda de 3,6% no primeiro quadrimestre, na comparação com os quatro primeiros meses de 2020. Entre janeiro e abril de 2021, a empresa produziu, em média, 2,119 milhões de barris diários.

Já a produção de gás natural da empresa totalizou, em abril, 99 milhões de metros cúbicos diários (m3/dia). O volume equivale a um aumento de 3,7% ante março e de 2,9% na comparação anual.

Somadas as produções de óleo e gás, a Petrobras produziu, em abril, em média, 2,792 milhões de barris diários de óleo equivalente (BOE/dia), o que representa uma alta de 4,2% ante o mês anterior e de 0,9% em relação a igual mês de 2020.

ANP e Petrobras têm metodologias diferentes para contabilizar a produção de petróleo — a estatal, por exemplo, considera os líquidos de gás natural, enquanto a agência inclui o condensado. Os dados da ANP, de todo modo, dão um bom indicativo do que se esperar do relatório de produção da estatal, divulgado trimestralmente.

A Petrobras respondeu, em abril, por 73% do volume de petróleo produzido no país. Segundo a ANP, a produção nacional somou 2,971 milhões de barris/dia no mês passado, o que representa uma alta de 4,5% em relação a março e de 0,5% na comparação anual.

A produção de gás no Brasil, por sua vez, subiu 4,2% em abril, ante o mês anterior, para 131,4 milhões de m3/dia. Na comparação anual, houve um aumento de 5,9%.
Ao todo, foram produzidos, no país, em média, 3,798 milhões de BOE/dia de óleo e gás – alta de 4,4% ante março e de 1,7% na comparação anual.

Fonte
PortoseNavios
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar